O Blog:

Não importa se fútil ou cult, aqui tem o que agrada, desperta curiosidade, riso e coisas assim. Sem rótulo e sem pudor, seja fult com a gente!

terça-feira, 4 de maio de 2010

Os Negligenciados - Parte I

Hoje começo uma série de posts aqui no blog para falar de grandes talentos que temos e estão escondidos por aí, são pouco conhecidos por algum motivo. Não é pra falar de gente nova surgindo que quer oportunidade, é pra falar de grandes artistas com carreira consolidada, que criam, que acrescentam a música, mas ainda não alcançaram prestígio. Esses são de alguma forma negligenciados pelos grandes canais de TV, não tocam nas grandes rádios, não acham espaço na grande mídia. Muitos se deprimem por isso, deixam a carreira de lado por decepção ou por necessidades financeiras mesmo. Tantos outros lutam a cada dia para produzir shows, divulgarem seus trabalhos, ter grana pra gravar um CD. Então está aberto um espaço para esses artistas aqui, com intuito de apresentar ou relembrar grandes nomes esquecidos, e que seja proveitoso para todos nós!

Para iniciar, quero falar de um grande cantor (e também ator) que conheço há mais ou menos dois anos. Foi paixão à primeira “ouvida”, eu logo me encantei com o timbre desse cara que já revela pelo nome o quão preciosa é sua voz: Rubi.



Dono de voz distinta e atuação cativante, Rubi é um interprete que marca aqueles que o ouvem. Sua performance mostra um vocal talhado em centenas de shows e sua atuação interpretativa é fruto de sua formação em Artes Cênicas na Faculdade de Artes da Fundação Brasileira de Teatro. Juntas, essas duas facetas se unem em alquimia única, de resultado impactante e ao mesmo tempo afetuoso. Foi escolhido o melhor cantor no 8º Prêmio Visa MPB pelo voto popular. Sua arte é quente; evoca diversas imagens, cores, sabores e sensações. Por isso, vem conquistando cada vez mais admiradores pelo país afora.

Lançou três discos solo: “Rubi” (1998, fora de catálogo), “Infinito Portátil” (2005, selo Sete Sóis, disponível para compra apenas nos shows) e “Paisagem Humana” (2007, selo Eldorado, disponível nos shows e no varejo em geral). Já dividiu palco com Ceumar, Oswaldo Montenegro, Cássia Eller, Zélia Duncan, Chico César, Vânia Bastos e Elza Soares, entre outros. Como ator, participou de montagens como Mayã (Oswaldo Montenegro), La Fontaine em Fábulas (Dulce Bressane), A Família Titanic (Mauro Rasi), Negro Anjo Azul (musical escrito especialmente para ele por Ricardo Torres) e foi um dos solistas de Brasil Outros 500 (espetáculo com texto de Millôr Fernandes, músicas de Toquinho e Paulo César Pinheiro e arranjos de Wagner Tiso).


Lembro-me de um amigo no MSN falando de cinema, de atores e assuntos afins, quando comentou que o ator Gero Camilo era um bom poeta. Eu fiquei curioso, afinal, Gero Camilo é um ator também negligenciado, sempre faz de modo muito competente seus papéis porém sem a atenção que merece. Curioso em conhecer esse outro lado do ator, recebi a música Astrolábios, uma parceria de Gero com o excelente Kléber Albuquerque. E ouvi aquilo foi completamente sem precedentes, uma letra profunda e doída cantada por uma voz límpida, cristalina, completamente surpreendente.

Arde-me o siso
Coração ungido a ferrolho
Arde-me entorpecido
Vil vão
Novamente novo




Depois desse primeiro contato, eu não parei nunca mais de ouvi-lo. Foi difícil conseguir as músicas dele, informações ainda eram escassas. Tive de fazer algum esforço, mendiguei músicas com um monte de gente, confesso. Hahaha. E valeu muito a pena, o cara é foda! Uma voz, uma interpretação e uma energia inexplicável. É necessário conhecê-lo.


Diante do espelho
Não sou eu quem me conheço
São meus outros eus
A tilintar a esmo



PS: Destaque para a regravação da música De Onde Vem A Calma (Los Hermanos), uma das mais bonitas interpretações de Rubi. É linda e dói um bocadinho.

Abaixo, um vídeo do Rubi com o genial Vitor Araújo:




Fontes, MP3 e mais informações:
http://www.rubibr.com/
http://www.musicexpress.com.br/Artista.asp?Artista=184
http://xxxmenyyyzzz.wordpress.com/2010/01/21/rubi-_-cantor/
http://www.lastfm.com.br/music/Rubi

4 comentários:

Luiza disse...

huuuuuuuum
vou ouvir!
vc ja devia ter me mandado musicas dele...
hunf!

beeijo

Diana disse...

Lembro-me até hoje quando me passo Anjos decaídos.

Anônimo disse...

Tenho a grata satisfação de conhecer sua voz e sua performace no palco. É de arrepiar!!!

joão

Anônimo disse...

Mais um que vai para a minha listinha... hihi. Esse eu nunca tinha ouvido falar mesmo :S (byIssa)