O Blog:

Não importa se fútil ou cult, aqui tem o que agrada, desperta curiosidade, riso e coisas assim. Sem rótulo e sem pudor, seja fult com a gente!

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Gaby Amarantos - Treme

Desde Fafá de Belém e Walter Bandeira que o Pará não recebia tanta atenção da indústria fonográfica. Até que vi Gaby Amarantos pela primeira vez e confesso que achei tosco e não entendi o espaço cedido. Foi no Programa do Faustão, onde foi apresentada como a Beyoncé do Pará e mais outros adjetivos exagerados como só o Faustão sabe compor. Era uma época de tosqueiras como Stefhany, pensei que Gaby estivesse no mesmo saco e nem liguei.

Passado um tempo, Gaby ressurge como figura icônica do estado do Pará e toda a regionalidade concentrada. Trouxe à tona ritmos como o carimbó, o melody paraense e até mesmo deu visibilidade a grandes e pioneiros nomes, como o de Dona Onete (autora de Paixão Cabocla, meu orgasmo musical, hahaha). Definitivamente o Pará está num ótimo momento de visibilidade artística de modo geral e, musicalmente, Gaby vem à frente aglutinando influências externas e toda a sua brasilidade, que deixa de ser puramente regional quando abusa dos sintetizadores, faz lambada e música brega que nos remete ao nordeste. 

A MTV tem papel importante na conquista de espaço, já que muito antes do CD sair divulgou clipes e convidou Gaby para participações em programas diversos e apresentações ao vivo, jogando-a para o gosto popular. A coroação de Gaby Amarantos, queira sim, queira não, veio com a inclusão de sua música na novela Cheias de Charme, Ex Mai Love. E não é pouca coisa, é música de abertura, vai tocar por 8 ou 9 meses seguidos na casa de milhões de pessoa, visibilidade maior impossível. 

Todo esse bafafá gerou grande expectativa para o seu CD, que é como se fosse o primeiro para o grande público. Estimativa superada, ainda bem! Treme foi recém-lançado e está ótimo. Tem ritmos diversos, todos alegres e dançantes, música brega, deboche, romantismo e erotismo. É um álbum pra colocar no fim do churrasco com todo mundo bêbado e fazer fotos vergonhosas para a eternidade enquanto toca Merengue Latino ou então Mestiça. 

Treme ainda traz a participação improvável de Fernanda Takai, na regravação de Pimenta Com Sal (da ótima Euterpe) e a regravação de Coração Está Em Pedaços, sucesso antigo de Zezé di Camargo & Luciano. Ainda há outras que estão longe de ser grandes músicas, mas ganham pela empolgação, como Galera da Laje. Vale muito a pena. Despretensioso e delicioso!

PS: A capa é um lance à parte. Demais! 

01. “Xirley”
02 “Ela Tá Beba Doida (Beba Doida)”
03. Ex Mai Love”
04. “Merengue Latino”
05. “Pimenta Com Sal (com Fernanda Takai)”
06. “Gemendo”
07. “Vem me Amar”
08. “Galera da Laje (com Maderito)”
09. “Ela Tá No Ar”
10. “Mestiça (com Dona Onete)”
11. “Coração Está Em Pedaços”
12. “Chuva”
13. “Eira”
14. “Faz o T”

EXTRA!
Um pouco mais de Dona Onete num vídeo sensacional e belíssimo gravado num terreiro de Encanteria (ou Xangô, ou Catimbó) lá pras bandas do Norte. É de arrepiar a força na voz.


Nenhum comentário: