O Blog:

Não importa se fútil ou cult, aqui tem o que agrada, desperta curiosidade, riso e coisas assim. Sem rótulo e sem pudor, seja fult com a gente!

terça-feira, 24 de julho de 2012

Desapego

Detachment, 2011 / Dirigido por Tony Kaye



Incômodo, essa é a palavra que me veio a mente após ver o filme. As cores, o som, os alunos, o cuspe na cara, tudo incomoda nesse filme, tudo faz revirar na cadeira. Inicialmente tem ares de indiferença humana e como isso pode ser modificado pela educação, dando pistas de ser um discurso didático, mas não é. É definitivamente um drama totalmente humano, onde os alunos e professores são pessoas além da sala de aula e onde todos se esbarram nas suas frustrações e buscam focos de esperança.


Um filme agressivo com cenas lentas, planos de cenas que hipnotizam, roteiro que mescla tantas histórias que se explicam (ou não) em momentos inesperados. Atuações que se destacam com ponto alto para Lucy Liu e sua cena explosiva como psicóloga com alunos despreocupados. Adrien Brody apaixonante em toda a sua tristeza, fúria e olhar tristonho mais bonito do cinema. Terminei o filme sem chorar, soluçar ou fazer estardalhaços, mas ninguém sai ileso a indiferença. Citação final do Poe dislacera (somente essa palavra descreve a sensação).


"Um senso de insuportável tristeza invadiu minha alma."


Recomendo!

Um comentário:

Marcelo R. Rezende disse...

Ai, com essa última citação, impossível passar incólume. Vou assistir.